quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Em que consiste este projecto?

Para ajudar numa situação de conflito, o primeiro passo é compreender o que se passa, o que o provoca, quais as suas características.

Compreender como as pessoas reagem e qual o resultado dessa reacção.

Entre Julho 2008 e Julho 2009 estarão a ser pesquisadas características e padrões da situação de agressão, do agressor, da vítima, da dinâmica dos seus relacionamentos interpessoais.

Este estudo baseia-se em inquéritos que estão a ser feitos em vários locais, procurando abranger o maior número possível de pessoas ligadas a este problema.

Este estudo irá pesquisar vários aspectos da violência doméstica:
- Características e padrões tanto da situação de agressão como do agressor e da vítima
- O tipo de violência que tem efeitos mais graves e profundos (violência física ou psicológica)
- Forma como passa de geração para geração (ou não)
- Reacções das vítimas e suas consequências
- Forma como as crianças são afectadas e traumas que permanecem a longo prazo nas suas vidas
- O que leva as vítimas a não pedir ajuda e a esconder a situação ….

Objectivos deste estudo:
- Compreender as características e padrões da violência doméstica
- Divulgar essas características para que as pessoas ligadas a este problema (agressores, vítimas e familiares/amigos) percebam que as situações que vivem são “sintomas” comuns deste tipo de violência e assim possam lidar com eles de forma diferente
- Criar uma base de informações que permita às entidades que lidam com este problema, uma maior eficácia no seu apoio
- Trabalhar tanto com vítimas como com agressores, no sentido de ajudar a alterar as situações de violência.

Este inquérito vai ser dirigido à população em geral e não apenas a vítimas. De outra forma, as pessoas que respondessem (por exemplo em empresas) seriam imediatamente identificadas como vítimas e expostas. Haverá um modelo de inquérito destinado a pessoas que são vítimas, ou têm conhecimento de alguma situação de violência e outro a pessoas que não vivem essa realidade e que darão apenas a sua opinião. Isto vai ajudar-me a perceber qual é o “estatuto” do agressor na mente das pessoas e também a relação entre o que as pessoas pensam e o que se passa na realidade.

Os resultados deste estudo serão divulgados a partir do Verão de 2009.

Tanto os inquéritos como os resultados serão trabalhados apenas por mim. Só os resultados finais serão divulgados, sem qualquer referência a empresas ou pessoas nele envolvidas.Nas empresas envolvidas que assim o desejarem, vai ser feito um trabalho nesta área, em colaboração com os seus serviços sociais.

Está a ser planeado um trabalho experimental com um pequeno grupo de vítimas de violência doméstica, que decorrerá entre Fevereiro e Junho de 2010.O objectivo é levar a uma melhoria da sua situação familiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário